14 de maio de 2018

Iniciando uma dieta


Uma coisa que eu falo quando escrevo no Guia da Dieta  é: não conte que está de dieta.

Sabe aquelas pessoas que não podem saber que você está de dieta que praticamente  abrem um concurso de quem vai conseguir fazer você desistir primeiro? Chamam por aí de sabotadores.

Aquela colega de trabalho que te oferece um doce e se faz de desentendida : “Ah, esqueci que você estava de dieta” #malvadona ou “ Aí... um pouquinho só não faz mal, você não pode cortar tudo”  #anutricionista . Mas nada é pior, a maior traição, é uma pessoa dentro de sua própria casa ser o sabotador, para amenizar um pouco... vou falar que pode não ser por maldade, mas sim inconscientemente tá (vai que você identifica e cria uma rebelião em casa, não quero me sentir culpada).

As coisas brotam, é festa de aniversário, happy hour, degustação no supermercado, festival do pastel, presente do chefe , coisas que quando você estava pra jogo, na fase “ Viva a liberdade, eu me amo assim mesmo” não tinha nada disso não é, quando eu falo que é aberto a temporada dos sabotadores não é a toa!

Dica light: Não deixe de ir a eventos sociais: Deixando de ir, aquele sentimento de punição só piora. Uma dieta não tem que ser encarada como uma dieta e sim reeducação alimentar. Sempre há uma alternativa. Talvez no primeiro mês seja difícil, se precisar recusar não fale que é por causa da dieta, não precisa ficar dando satisfação nos mínimos detalhes… Mas por que não comer só o recheio de pizza de um sabor mais leve? Ir em um rodízio japonês sem comer as frituras? Hoje em dia a maioria dos restaurantes tem uma opções leves, já percebeu? Até os fast foods  tentam..rs.Dá pra se virar e não deixar de ter vida social, mas só quando você estiver afim tá?

Você pode ser seu próprio sabotador? Sim pode, mas quem precisa de ajuda é você! Se você não fosse seu próprio sabotador você não estaria assim não é? Então nunca se sinta culpado, mas não se agarre em metabolismo lento, dor no joelho, ansiedade. Identifica o motivo e vai em frente!

Muitas pessoas fazem blogs, perfil em rede social, algumas com sucesso ou não, sigo muita gente, já vi gente atualizar até hoje e gente que parou, meu conselho é , faça sem alardes no início, mesmo que crie uma conta e não adicione ninguém até sentir que conseguiu transformar seu início em uma rotina.

Dica light : Postar um textão informando a todos que chegou a hora, dizendo que vai ter uma vida saudável, não vai fazer as pessoas a ter “ dedos” com você e lhe ajudar, se não é sua primeira tentativa, você iniciou mais uma edição do concurso de sabotadores , e o pior, anunciar a todos uma ação, só te faz ter mais pressão sobre si, o que pode parecer incentivo, pode se virar contra você, o medo de não conseguir e fracassar, passar vergonha, da próxima vez que tentar você mesmo vai duvidar de você. Ah, outro alerta, cuidado ao acompanhar celebridades, as vezes desanima, não esqueça: elas ganham para isso, podem se dedicar só para isso e tem vários profissionais envolvidos, se pudéssemos ter tudo isso também conseguiríamos mais rápido, mas cada um tem seu tempo…. e dinheiro…rs

Crie um personagem, não demonstre medo, tire sarro de você mesmo ou de uma situação para não demonstrar fraqueza ( mesmo que por dentro você queria estrangular alguém). Se alguém te oferecer algo que julgue que não é o certo a comer, não demonstre que é uma criptonita pra você, mesmo que for um brigadeiro! demonstre um não com naturalidade.
Já inventei indisposição, alergia ao alimento, já aceitei e joguei fora, já aceitei e dei para outra pessoa, já inventei várias desculpas, mas  já cai na sabotagem comi e pedi mais...e depois fui lá e comprei mais...

Bom, eu poderia escrever várias maneiras de você dribrar um sabotador e lhe ajudar com frases e diálogos para você colocar ele no lugar dele, mas pensando bem, vou te dizer uma coisa, que é a mais importante :

Quem quer o seu bem e sua  saúde irá te ajudar e não te prejudicar e tentar fazer você desistir da dieta... pois é, simples assim... para que você ter que se defender? Você não fez nada! 

A busca de qualidade não é só em alimentos né?

Não é porque um não consegue, que ninguém deve conseguir, as pessoas transferem  frustrações, mesmo não sendo de dieta , é como uma frase que você já deve ter visto em algum feed de rede social: “As pessoas querem seu bem , mas que nunca que estejam melhor que elas” acho que é algo parecido ...

Proponho que dê uma pausa e pense, veja quem está com você, não entregue sua vida, ou compartilhe seus sentimentos com qualquer um, fique com os brigadeiros de chocolate e não com os de aveia ;)